35 anos a fazer sorrir

A CRIANÇA

A ODONTOPEDIATRIA é a área da Medicina Dentária dedicada á saúde oral das crianças e adolescentes, para que estas atinjam a idade adulta com uma boca sã, e que possam conservar sem medos e ansiedades até à idade adulta.

Dra Susana Martins Ventura

Pós-Graduação em Odontopediatria pela New York University, EUA.

 

Os dentes leite embora temporários são fundamentais para um correcto desenvolvimento da criança. Devendo ser mantidos até serem substituídos naturalmente pela dentição definitiva.

Os dentes leite são importantes:

  • No desenvolvimento correcto da fala. Estes auxiliam na articulação das palavras e consequentemente na socialização da criança.
  • Permitem uma boa mastigação. Tem grande influência no desenvolvimento dos maxilares na musculatura facial, respiração e deglutição.
  • São considerados os pilares da oclusão, Servem de guia e mantem o espaço apropriado para os dentes permanentes.
Ter um sorriso bonito e saudável permite á criança uma maior aceitação social, melhorando a sua auto-estima.

1ª Consulta - Idade ideal

A primeira consulta deve ser realizada quando aparecem os primeiros dentes leite, idealmente até ao 1º ano de vida. De modo a estabelecer um plano de prevenção adequado a cada criança , quando existe uma boa saúde oral a criança deve ser observada cada 6 meses.

Estas primeiras expêriencias, são fundamentais para criar uma boa relação entre a criança e o médico dentista (odontopediatra). Tentando criar um ambiente agradável e aconchegante de modo a minimizar o mais possível os receios e ansiedades normais perante o desconhecido. Utilizando um vocabulário e explicações adaptadas a cada faixa etária.